Artigos

Porque fazer Terapia

A Psicoterapia é um tratamento de colaboração, com base no diálogo e na relação entre o paciente e o psicólogo. É um espaço de acolhimento, favorável ao crescimento e ao amadurecimento emocional. É um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência, e com o sofrimento humano que elas podem gerar. Essas situações-problemas que nos incomodam e travam nossa vida, podem ser trabalhadas. O psicólogo identifica e ajuda a mudar os padrões de pensamentos buscando recursos para a transformação interior, novos comportamentos, eliminação de crenças limitantes, facilitando o caminho do equilíbrio, do bem estar e da felicidade, para um viver de forma mais saudável.

Quando a Psicoterapia pode ajudar?

Crises existenciais, conflitos, problemas interpessoais, estresse, depressão, falta de ânimo, ansiedade, medo, problemas de relacionamento, frustrações, crises profissionais, luto, perdas significativas, preocupações com a família ou saúde, dificuldades nas mudanças de fases de vida e transtornos psicológicos: como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, anorexia, estresse pós-traumático e tratamento de transtornos de personalidade. Quais os Benefícios? Capacidade de autogerenciamento, criando novos modos de compreender e conduzir a própria vida, autonomia, capacidade de auto-observação e autorreflexão, desenvolvimento de habilidades interpessoais, fortalecimento e amadurecimento psicológico e emocional, saúde integral e busca de sentido existencial.

Autossabotagem

A autossabotagem é uma combinação de sentimentos e pensamentos negativos acompanhados de comportamentos autodestrutivos. Uma pessoa se sabota quando deseja algo, mas age de forma contraria ao seu desejo. “Nada acontece do jeito que eu quero, não sou merecedor desse sucesso, não consigo fazer isso”, são crenças disfuncionais e limitadoras, elas prejudicam nossa autoconfiança diante da vida. Não podemos ficar no sofrimento, no fracasso, na perda, na dificuldade, na injustiça, na tristeza e na angústia, pois tudo isso nos impele ao sofrimento e NÃO nos permite mudar essas crenças. Nós mascaramos nossas sabotagens com um conjunto de desculpas que criam uma imagem negativa de nós mesmos. A psicoterapia ajuda a redescobrir as potencialidades adormecidas se apropriando delas e dando um sentido mais otimista na existência, auxiliando na alteração do estado de humor e permitindo que as emoções tenham o caráter transformador. Desta forma se torna possível enfrentar os desafios, percebendo que a vida não está contra si, que algumas adversidades podem surgir no caminho, mas com uma mudança no padrão de ação, é possível recomeçar a vida, com esperança, energia, e pensamento positivo.

Orientação para os Pais

A Vida moderna vem trazendo várias modificações na forma como as famílias vivem dentro do lar. Na maior parte das vezes, o casal trabalhando fora, a rotina de manutenção e organização da casa, o tempo cada vez mais escasso em função do trânsito caótico, das múltiplas atividades, dos filhos e respectivas carências e necessidades, dos cuidados com a mente e com a saúde integral, fazem com que a família chegue em casa, na maioria das vezes, cansada e exaurida de forças. Desta forma, o processo de convivência em família vem se alterando rapidamente. A Educação dos filhos tem menos espaço se compararmos aos modelos mais tradicionais. A presença dos pais junto aos filhos já não se dá com a mesma intensidade e interesse, registrados no passado. As crianças exigindo atenção, carinho e manifestando dificuldades em digerir tantas informações e modificações tão rápidas e intensas; e de outro lado, os pais que tiveram um dia desgastante, com múltiplos desafios e verdadeiro turbilhão emocional rondando o comportamento diário. Neste cenário, muitas vezes, os pais não são capazes de educar ou colocar os limites necessários a individualidade de seus filhos, gerando um comportamento disfuncional nos mesmos. Ao perceberem problemas de comportamento nas crianças, variações bruscas de humor, isolamento e tristeza no olhar, os pais devem procurar ajuda profissional especializada. A Orientação de Pais representa uma colaboração muito importante, que visa estruturar, sugerir e transformar o comportamento dos filhos. E ela pode ser um complemento à terapia infantil. Como os pais são o exemplo e o modelo direto percebido em primeiro lugar pelas crianças, dizendo o que elas devem ou não fazer, é fundamental, e diríamos até imprescindível, que os pais desenvolvam ferramentas e aprendam um novo conteúdo de novas formas de lidar com a criança, buscando influenciar positivamente sua formação cognitiva e emocional, para que cresçam saudáveis e com elevada autoestima.

Ansiedade

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, em um estudo de fevereiro de 2017, existem 264 milhões de pessoas no mundo com diagnostico de Transtorno de Ansiedade, o que corresponde a aproximadamente 3,6% da população mundial. O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos ansiosos do mundo, em torno de 18,6 milhões de pessoas, tornando-se assim um problema de saúde pública. O Transtorno de Ansiedade é caraterizado por sintomas de ansiedade e medo excessivos. Seus sintomas têm componentes físicos e emocionais (tremor, taquicardia, sudorese, agitação, insônia, apreensão, preocupação, irritabilidade, entre outros). Ansiedade e medo passam a ser considerados patológicos quando são desproporcionais em relação à situação vivenciada e interferem diretamente na qualidade de vida e no equilíbrio pessoal, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade em realizar ações do seu dia a dia. Acarreta grande sofrimento pessoal e social. O tratamento é realizado de maneira multidisciplinar, com tratamento psicológico e psiquiátrico, com uso de medicação, se necessário Para o tratamento de crianças e adolescentes, é muito importante o apoio dos pais. Uma avaliação e um acompanhamento psicológico irão ajuda-lo. A Psicoterapia ajuda a modificar comportamentos, respostas emocionais e pensamentos disfuncionais associados a qualquer problema psicológico.

A Gratidão e o Perdão como instrumentos basilares da Ressignificação

Acordamos todos os dias e não nos damos conta de como é bom estar vivo. Sim, temos problemas, que nada mais são do que alavancas de aprendizado, desafios diários para que nos tornemos pessoas melhores. Será que já paramos para pensar que tudo o que é relevante em nossas vidas, "é de graça"? O ar que nos dá a vida, o sol que nos aquece, o amor de alguém que nos trouxe até aqui, sorrisos que se eternizaram em nossas memórias, mãos estendidas em socorro, nos difíceis momentos que já atravessamos. Por isso, é necessário contar as benesses recebidas pela vida, todos os dias, em forma de GRATIDÃO. E o outro elemento sofisticadíssimo no processo de ressignificação de nosso comportamento, é o perdão. O perdão não é bom para quem recebe, mas sim para quem o oferece. Se quem recebe não o aceita, não há problema algum, porque o problema permanece nos escaninhos de sua vida. Mas para quem acionou o circuito do perdão, torna-se leve, mais calmo, em paz, porque aliviou sua consciência. É claro que estamos nos referindo a um perdão sincero, honesto. E isto é um processo. Não ocorre da noite para o dia, mas o psicólogo tem todos os instrumentos para propor a marcha, sair do estado de contenda e proporcionar uma transformação profunda em nosso estado mental, mesmo que o outro não tenha participado deste processo. Descubra este caminho luminoso do processo terapêutico.

Depressão

A Depressão é uma doença, mas tem tratamento! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença que causará inaptidão no mundo e, até 2030, ela será uma doença comum, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Depressão é um distúrbio afetivo manifestado por sintomas como: apatia, pessimismo, baixa autoestima, sensação persistente de tristeza, perda de interesse, alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, no comportamento diário e as vezes associada a pensamentos suicidas. Esses sintomas interferem na habilidade do indivíduo para estudar, trabalhar, dormir, comer e desfrutar de sua vida. Nas últimas décadas, o estilo de vida, influenciou para o aumento da depressão. A falta de vínculos afetivos e o pouco tempo para ficar com quem mais gostamos, tornaram-nos mais suscetíveis aos transtornos mentais. O desemprego, o falecimento de entes queridos, perdas significativas e mudanças repentinas. Juntamente a isso, a sociedade exigiu cada vez mais que o individuo tenha sucesso, dinheiro, entre outras coisas, numa rapidez vertiginosa, e com isso, aumentou o nível de stress que está diretamente relacionado ao quadro depressivo. A depressão ainda é pouco tratada. Apesar de existir muitas informações sobre o assunto, ainda hoje a muito preconceito sobre seu diagnóstico e tratamento, pois é comum ouvir que depressão é “frescura” ou que o paciente, se quiser, pode sair dessa situação sozinho. Desta forma, existe dificuldade de aceitação do tratamento medicamentoso, com uso de ansiolíticos e antidepressivos e ainda após a aceitação, quando há uma melhora mínima do tratamento, os pacientes param o uso da medicação, acarretando em remição dos sintomas depressivos. Tratamentos psicoterápicos são muito eficazes neste transtorno.

Coaching para a Vida

O homem está sofrendo. Os consultórios médicos, psicológicos e psiquiátricos aumentam sua quantidade de clientes todos os dias. O ser humano se encontra esgotado e pior, com pouco ou baixíssima esperança no futuro. Mas o que está acontecendo? Em nenhum momento de nossa história, tivemos tantas possibilidades quanto agora. O mundo ficou pequeno com o advento da internet, das redes sociais, do avanço dos computadores portáteis e fundamentalmente, pelo uso extensivo do smartphone. Estamos conectados o tempo todo: notícias on line, transporte em alguns cliques de aplicativo, cardápio virtual, bancos eletrônicos, atendimento robotizado, games alucinantes, aviões acessíveis, múltiplas opções de lazer e esporte. E com tudo isso, estamos tristes e cada dia mais doentes. A proposta do Coaching para a Vida, é resgatar o ser humano em sua essência e redescobrir que não somos máquinas e não dependemos delas. Temos um potencial infinito dentro de nós e precisamos encontrá-lo, para florescermos como seres humanos melhores, mais calmos, mais tolerantes, mais pacíficos. O Coaching ajuda você a sair de onde está, para onde quer chegar. É uma disciplina que materializa nossos projetos, desde que factíveis e éticos. Colabora na reestruturação dos pensamentos, permitindo através de uma metodologia que utiliza técnicas, dinâmicas e ferramentas, a definição de FOCO, PLANEJAMENTO, AÇÃO e MELHORIA CONTÍNUA. Vejamos esta informação da revista IDG CIO de 2015: “Não dá para pensar em dados sem pensar em números astronômicos. Você já deve ter ouvido falar que 90% dos dados que há no mundo hoje foram criados apenas nos últimos dois anos e, agora, a cada dois anos, o mundo dobra a taxa em que os dados são produzidos. Estudo recente da Business Software Alliance (BSA), afirma que 2,5 quintilhões de bytes são criados todos os dias. Mas o potencial pleno dessa transformação digital só pode ser realizado se explorarmos o potencial dos dados gerados por essas inovações”. Nós temos tudo, não conseguimos dar conta de tanta informação, que acaba não nos servindo pra nada e isto está nos distanciando de quem somos nós, o que estamos fazendo aqui, agora e para onde vamos. PRECISAMOS RESPONDER A ESTAS QUESTÕES. E quando estivermos no final de nossas vidas, qual será nosso legado? O que deixamos para os nossos descendentes e amigos? Se alguém nos perguntasse pelo que seríamos lembrados após a nossa morte, qual seria a resposta? Falando de filosofia e ciência, usando técnicas dinâmicas e ferramentas, poderemos colaborar na execução do seu projeto de vida. PREPARAMOS SEU FUTURO. As pesquisas recentes mostram que as pessoas que atingem sucesso, e aqui o entendemos como conquista de objetivos e sonhos (e não como alcançar dinheiro, poder ou qualquer outro item), usam 80% mais o lobo frontal, em relação àqueles que não atingiram sucesso. E as pessoas consideradas “fracassadas” tem um incremento muito grande de atividade, na área cerebral denominada Hipocampo. No lobo frontal temos o poder de analisar, criticar, refletir, imaginar, enquanto o hipocampo está associado à memória. Logo, o Lobo frontal está associado ao futuro, enquanto o hipocampo se relaciona ao passado. Conclusão: quem projeta seu futuro, olha pra frente, pesquisa opções de ação e define projetos, alcança sucesso. Quem olha para o passado, reclama e se queixa, fica inerte e desperdiçando tempo, além de desgastar a energia do próximo que se encontra ao lado. Por isso se perde e fica triste. O objetivo do Coaching é olhar para a frente, planejar, analisar opções, pesquisar caminhos e definir a trajetória de vida, vislumbrando a vida e iluminando o futuro, exatamente como alguém de sucesso!! Venha nos conhecer e além de tornarmo-nos amigos, daremos um salto transformador em busca de nossa essência, nosso futuro e o sucesso!